terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Marco Antônio Araujo Pena

Há exatos 28 anos, num final de dezembro de 1985, eu recebi a noticia que meu primo Marco Antônio tinha sofrido um infarto e estava internado no Prontocor.

Um choque completo. Marco Antônio tinha 36 anos, três anos mais velho que eu. Para mim era inconcebível infarto naquela idade.

Chegando ao Hospital disseram que tinha sido um AVC.  6 dias depois estava morto.

Marco Antônio era referencia para nós, primos mais novos, pela sua rebeldia, pela sua forma de ser, sempre independente. Tinhas brigas terríveis com tio Miguel, pai dele, que não aceitava sua forma de vida. Abandonara o curso de Economia e "fugira' pra Londres, com a ajuda de Tia Ligia, pessoa fantástica, amiga e que socorreu Marco Antônio em suas dificuldades.

A ultima vez que estive com ele foi num show que fez no La Taberna, ali na Rua Sergipe.
Depois só no Cemitério.

Abaixo um pouco de sua biografia, escrita
por Marcelo Feitosa.

Marco Antônio Araújo nasceu no dia 28 de agosto de 1949 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mesmo não tendo nenhuma influência musical em sua família, o seu destino já estava traçado para a arte. Em 1968, Marco Antônio entrou para uma banda chamada Vox Populi, que ainda chegou a gravar um compacto através de um pequeno selo chamado Bemol.


Sua primeira influência direta foram os Beatles. Porém, em 1970, quando já estava morando na Inglaterra, logo se tornou fã de bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Deep Purple e Genesis. Aquele movimento todo causou fascínio em Marco Antônio, que resolveu voltar para o Brasil, com o intuito de tocar. Chegando ao Rio de Janeiro, iniciou os estudos em Composição Musical, violão clássico e violoncelo, tudo na universidade federal do estado. Nesta época compôs a trilha sonora para a peça Rudá dirigida pelo ator/diretor José Wilker e o balé Cantares para o grupo Corpo de Belo Horizonte.

Em 1977, regressando à sua terra natal, depois de prestar concurso, ele entra para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde ficou até o fim de sua vida. Conciliando o trabalho de músico de orquestra com sua produção independente, começou a fazer shows com produção independente que começaram a atrair um público cada vez maior.


Entre 1978 e 1979, com um grupo de músicos formado por Carlos Bosticco (flauta), Hannah Goodwin (violoncelo), seu irmão Alexandre Araújo (guitarra), Gregory Olson (contrabaixo), Benoir Clerk (trompa) e Sergio Matos (percussão), apresentou os shows Fantasia e Devaneios. Nesta época homenageou John Lennon num show batizado de John Lennon Remember que contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Corpo de Baile da Fundação Clóvis Salgado, além de um grande coral.

Com o passar do tempo, várias mudanças ocorreram na formação e o som do grupo possou adotar uma linguagem mais ampla ao mesclar novos estilos musicais, seguindo uma linha mais progressiva. Com a banda agora formada por Alexandre Araújo (guitarra), Ivan Correia (baixo), Mário Castelo (bateria), Eduardo Delgado (flauta), Antônio Viola (violoncelo), Max Magalhães (piano) e Lincoln Cheib (bateria), Marco Antônio Araújo começou a realizar shows e, finalmente, gravar álbuns.

Seu primeiro trabalho foi o disco “Influências”, lançado em 1980, que mesclava com muita excelência a música popular com a linguagem erudita. O LP foi um sucesso de crítica e público, tanto que, a partir daí, a banda realizou 74 shows, se apresentando até em refeitórios de fábricas na hora do almoço. Mas ainda era pouco para Marco Antônio.

Em novembro de 1982, lançou seu segundo disco independente “Quanda A Sorte Te Solta Um Cisne Na Noite” e seguiu divulgando seu novo trabalho em 40 cidades, através do projeto Acorde Minas. Mesmo com muitos shows agendados, o músico ainda achou tempo de produzir discos, como o do compositor Lobo de Mesquita.

Já em 1983, sem contar com os músicos que o acompanhava, Marco Antônio Araújo lança “Entre Um Silêncio e Outro”, disco de produção requintada que contou com a participação do artista plástico Moacir Scliar que pintou a capa sob inspiração das músicas do álbum.

Em 1984, sai uma coletâna chamada “Animal Racional”, porém, em meados de 1985, lança seu quarto trabalho inédito, intitulado “Lucas”, nome do seu segundo filho. Dessa vez, se integra ao grupo Mantra e faz vários shows pelo país e exterior, divulgando esse disco.

Mas nem tudo estava tão bem como parecia. No dia 6 de janeiro de 1986, devido à uma aneurisma cerebral, depois de ficar 5 dias em coma profundo na UTI do Prontocor de Belo Horizonte, Marco Antônio Araújo vem a falecer. Os médicos não sabiam qual havia sido as causas da hemorragia cerebral que ele havia sofrido. O músico que havia regressado sozinho para BH com o objetivo de receber o prêmio de melhor instrumentista do ano concedido pela revista VEJA, mas infelizmente não chegou a receber. Uma enorme perda para a música brasileira.

Abaixo o único video que consegui, onde Marco Antônio aparece tocando e conversando sobre sua turnê.   Depois duas de suas musicas, onde mostra por que foi um dos maiores compositores de musica instrumental de sua geração.

 


domingo, 15 de dezembro de 2013

The Manhattan Connection´s theme - video

Como prometi , aí vai o vídeo da gravação no estudio do Fernando.





Melhor em tela cheia.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

...e a musica se fez no Manhattan Connection...

Finalmente, resolveram qual seria o programa 1000.

E nossa musica serviu de fundo para uma retrospectiva de trechos dos programas anteriores com os personagens que dele participaram.

Muito nos honrou participar desta homenagem ao programa do mineiro Lucas Mendes Campos,  a seus parceiros e convidados, não esquecendo a todos da produção, na pessoa da Angélica.

Parabéns !


Abaixo segue um trecho do programa onde a musica, cantada pela voz maravilhosa de
Livia Tucci
foi fundo musical de uma retrospectiva.






Abaixo a letra da musica, que como dissemos foi reduzida.

MANHATTAN CONNECTION
Lyrics: Rodrigo Guimarães Pena
Music: José Namen

MANHATTAN CONNECTION
COOL TIPS, SOME FASHION
HOT NEWS AND GREAT ATTRACTIONS
FOR TOTAL SATISFACTION
MANHATTAN CONNECTION.

THOSE FIVE GUYS ARE SO SMART AND WISE
IN CULTURE, POLITICS AND BARS
IT IS THE BEST THAT YOU CAN FIND
ON YOUR TV TONIGHT.

AND WHEN THEY TALK ABOUT MONEY
MAKE SURE YOU WILL NOT LOSE THE ACTION
IF YOU´RE SMART AND LIKE TO PARTY
GET READY! HERE IT COMES!

MANHATTAN CONNECTION...
COOL TIPS, SOME FASHION
HOT NEWS AND GREAT ATTRACTIONS
FOR TOTAL SATISFACTION
MANHATTAN CONNECTION.



No proximo post, a gravação...

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

The Manhattan Connection´s theme


Gravamos !!!


abaixo nossa foto, no dia da gravação, no Estudio Fernando Delgado.


Da esquerda pra direita: Rodrigo Pena, Felipe Villas Boas, José Namen, Livia Tucci, Bruno Vellozo e Fernando Delgado







Abaixo um clip do programa de ontem (1/11) onde o Lucas deu uma palinha da musica, que vai ser mostrada por inteira no domingo que vem(8/11) quando se comemoram os 1000 programas Manhattan Connection.






Parabéns ao Lucas, ao Caio, Diogo, Ricardo e Pedro.

Um parabens especial à Angélica, responsável pela "Connection" no nome, e sem a qual o Lucas estaria perdido...
(Me telefonou de Nova York para elogiar a musica. 
Um doce de pessoa.)