quarta-feira, 14 de março de 2012

Evocação nº 1 (1957) Frevo Composição: Nelson Ferreira




Me lembro como se fosse hoje...
Tinha uns 11 ou 12 anos. Era 1963/4.
Ia pra casa da minha avó Izaura, mãe de minha mãe, que morava no centro de BH, em um apartamento num prédio grande, com pilotis, playground, além da bicicleta que ela havia comprado para quando um de nós(neto ou neta) a visitasse, pudesse andar no enorme pátio do Pilotis.
A mim, o que mais encantava eram os discos de meus tios que ficavam na grande radiola - um movel que incorporava radio, toca discos, caixas de som e lugar para guardar discos. Escutava as Big Bands, muito Jazz, muito samba-canção, Nat King Cole, e minha favorita: o Frevo Evocação com o Coral Mocambo.
Passava horas deitado no grosso tapete da sala, viajando mundo afora.
Minha paixão pelos discos era tanta que quando vovó morreu meus tios me deram os discos.
Eu tinha o disco Evocação original até há pouco tempo quando por uma infelicidade, numa faxina/limpeza, caiu ao chão e se partiu.

Mas por sorte hoje temos YouTube e quem não conhece a musica, pode ter o prazer de escutar, copiando o link abaixo e colando no computador.
(Lembrem-se que a gravação é de 1957, feita em disco de 78 rotações.)

Espero que gostem.
Para os que conhecem e se lembram, sabem do que estou falando.
Abaixo a letra e o link.



Frevo Evocação nº 1
(1957)
Composição: Nelson Ferreira


Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon
Cadê teus blocos famosos
Bloco das Flores, Andaluzas, Pirilampos, Apôs-Fum
Dos carnavais saudosos
Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon
Cadê teus blocos famosos
Bloco das Flores, Andaluzas, Pirilampos, Apôs-Fum
Dos carnavais saudosos

Na alta madrugada
O coro entoava
Do bloco a marcha-regresso
E era o sucesso dos tempos ideais
Do velho Raul Moraes
Adeus adeus minha gente
Que já cantamos bastante
E Recife adormecia
Ficava a sonhar
Ao som da triste melodia



YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=7FNhDiqLErY

Parabens ao povo de Pernambuco por manter intacta esta arte que se sobrepõe aos sambas, sambodromos e desfiles de escolas, importados do eixo Rio/SP.
Nós aqui em Minas lutamos para manter uma cultura regional, mas é muito dificil. Nossa elite política dominante prefere Ipanema à Serra do Cipó, então...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aguardará o moderador para ser publicado.