sábado, 2 de janeiro de 2010

Oi nóis aqui, gente! visita que a cumadi D.Nelém fez á cumadi D.Neni cumprindo cunvite feito...


...êrrêêêta

Óia nóis aqui, gente !!!
Cheguemo, uai!!!

- Ô fia ...
vai visá pra sinhá-patroa
qui nóis cheguemo, uai !!
siavie, trem...
...e pruveita,
pega u’a caneca dágua e...
ô mió,
traiz duma veiz
a muringa chêa,
quié pra moide
de nóis matá a sicura
de nóis tudo aqui,
né naum gente?Nóis é batuta, falemo quienvinha
e acabemo invino memo...


Mai, iche, Nossinhóra!!!
Aqui tá tudo uma bilizura, memo!!Òia pruceisvê!!
Némez?
Aqui do avarandado nóis iscóe
o qui qué vê:
vê o sór nascê
ô vê o sór sinscondê..
Vê as montanha tudo,
com os pasto inredó,
virdim, virdim...
Lá in riba,
Lá junto daqués
maranhado de cipó tinhoso,
desce uma cachuêra
que é u´aguacero só.
...è muincha fartura dágua...
Invórta os Passarim
Arrudopia,
cantano qui é uma maravia!!
...e ôcêis num avistô nada inda...
Pricisa vê adispois
do introncamento, perto do morro
do Nhém Santo, lá com a
ribança do Lelé Trimilim...
a fundura do buraco que abriu...
Parece que vai inguli tudo...
Teve gente que foi
ôiá num vôrtô...
ês fala que tem coisa
cum o iscunjurado,
Deus me alivêi e sarve ...
Lá eu num vô maié dijeitoargum...
Mai o resto...ò...é daqui..ó ...
É uma paiz qui
nem sei cumo dizê!!Inda bem que ôcêis me adisseram
nus meus onvido
que quiria vim
pra moide de cunhecê...
Cêis tá gostan?
Cêis num viu é nada inda...eh eh eh ...
A morada da Cumadi D.Neni
é di inchê os óio
dos incantamento!!Falando nela, aí...
Òia a Cumadi aí, gente!!!
- Ôi Cumadi...
Qui belezz di vê ôcê
assim tão fòrte e sacudida...
-e os minim?
Cadê meu afiado?
Truxe um presentin prêle...
Êita, qui o bichin tá forte, hein...
Tom bença da madrinha, meu fio
...Deus tiabençôe...
Tá tudo bão dimais, eh, gustusura...
Mai teve feio, viu...
Nóis quais ficô no camim...
Gór nem penso mai...
Vê, nóis tudo, aqui,
as duas famia tuda arreunida,
é mucho bão..
-Ô fia, traiz maisun
dess pâodiquêj,
tá bão dimaisss!!
...e o cafizim...?
Vai ficá só no imbucho?
Naum, traizlá um buli dos grande quié pra nóis bebê,
ô trem danado!!!
o camim tavo u´a puerada, só...
a guela tá siquim, siquim...
Cumadi, Ôcê sabe qui eu sô meio mitida abesta,
né ...eh eh eh...
Intonce, eu iscrivinhei uns trem carqué,
aspress,
pra dizê prôcê e pru seus famíliá,
quando nóis siachegasse aqui...
ôcê num arrepara
nus êrru das palavra...
pruquê ôcêis tudo sabe,
eu num sô boa das letra...
Num fugão,
...cunzinhando uma rabada,
uma vaca atolada...
...ói quieu já dei dicumê pra mais de cem
Dum aveiz, quando o falicido era vivo...
(Deus qui guarde ele nas artura...)
Mai quando é pra
dizê carqué palavra assim
de supetã.. iiishshi... eu caio nu´a
vergonhêra danada...
Mai... tá tudo aqui...
ness papilim, dobradim,
quiémode deu nun insquecê,
e proceis me inscuitá...
e vórto a rogá, num arrepara
nas ingonorança da véia...eh...eh...eh....
Dêxôlê prôcêis:
Cumadi D.Neni,
Cumo vai,
Inspero seachegar e incontrá vosmicê
e sua famia no mió da saúde.
Eu nen criditei cundo arrecebi
o cunvite pra pernoitá aqui nas suas terra.
Os minin fico tudo doido.
Ustrudia memo o mai véi falô:
Mãe, nóis vai ô num vai mai?
Carma menin, dêxe de sê espivitado,
vai lá na horta e cói dois môi de couve preu...
Tavo tudo assim, doidim..
Hoje intonce, nem drumiro diretcho...
Eu tumém... Amóide quius premero
rai de sór intráru
pelas fresta da janela,
eu di muito tavo dipé...

Cumaeu ia dizeno:

asdispois eu cumecei a mi aprontá ligero:
visti rôpa nova qui a cumadi Nhá Chica
fez preu, marrei na cabeça lenço de instampa
chei de fulô, passei carmim na cara,
pintei os beiço de virmiinho, virmiinho,
pra moide deu dá uma miorada nas carcaça, uai...
Quais qui não me alembro de ponhá
meus chêro, quié pra ficá prefumosa
e iscondê as nhaca.

Asdispois:

peguei lá no cantim da sala, o samburá trançado
cum paia de mio, qui é pra cuiê
arguma fruita madura que tivé pur aqui né.. Quais na ora dimbarcá no onz,
távo cum meu coração quais qui insprodindo
di tão forte qui batia nos pêtcho...
e agór nóis tá qui,
e isnperei intéagorinha
pra moide mata a sôdade dóceis tudo....
Êta trem bão sô!!
Nois vai podê paciá, cumê do bão e do mió,
muincho quitute, pédmuleque,
bulim di fêjão, broa de mio,
fêjão tropêro cum côve- finim, memo..

Óia-í, Cumadi,
Cabano aqui, mealembra deu me aprumá
e levá pru Zé - meu vizin,
um lidipinga,
quié prêle tomá pin-cum-mér,
qui ele apriceia muincho...
Tumém apriceia licô di piqui
e licô di genipapo,
quiêl diz qui é mutchobão
e num faz mar pruz figo...
Cunformifô eu tumém vô tumá,
nemez?
Cê sialembra do Zé, num sialembra?
é craro qui sialembra, uai...
cê foi laim casa,
nas vespa do dia dus finado, Cumadi...
sialembrô ?
poisé...Cumadi, sinviuvô, ucoitado...
...eh...eh...eh...,
cumaieu tumém já tavo assim meiqui,
disobrigada, né...intonce...eh...eh...eh...
adispois eu conto mais...
Mai, tá tudo bão dimais da conta!!!
Num sô boba... vô apruveitá orcasião,
némemo?

Xô cuntinuá a lertura:

Cumadi, nóis tá tudo aqui,
no prazê de tá na sua morada,
atendeno o amarve cunvite
de seachegá inté aqui.
Nois tudo, sastifetcho,
viemo sardá voismicê
e seus familiá, e nois qué agradecê
os cômodu qui ôcê asdispôs
pra moidenóis arrefrescá e si trocá,
e de nus recebê cum tanto carim...
pra moide de nois passá
ess dia chei de festança,
chei de cunversa das boa,
cum mucho gosto memo!!Nossinhô Jisuis qui vai pagá a Cumadi
dobrado,
puressa cuída.
Meus òio já fica moiado
e dáum aperto grande nasgarganta
e um sufoco nospecho...
só di pensá nasora dosabraço,
dasadispidida e de caçá rumo dicás.
Eu e a famia tuda
vamo levá mucha sôrdade
deste acunchegante pedacim do cér...Inté lá, vamo pruveitá, né..
Intonce...

Cabô os inscrito...
(palmas e abraços)
brigada Cumadi, brigada ôcêis tudo...
Gór vão papiá um pôrco...
Êita viagem cumprida essa, sô !!
Minha guela cuntinua seca de fazê dó...
E ói quieu já tumei pramais
de uma muringa dágua...
lá pru dento deu
deva uma barrêra só...eh...eh...eh...-fia, traiz mais água lá...

Gór, qui nóis siadiscansô
um porquim,
e tamu mais assurssegada,
vô inspichá as perna um pôrco...
és tá tudo danada de induricida...
e tirá tamém as precata, né...
quié pra aliviá os pé, uai...
Óia as inchadura dês...
paréci dois pé de bananêra...
inxadim, inxadim...
Cê num quêra sabê da viági, Cumadi...
Nóis viemo num onz
qui dava tanta balangada,
mai dava tanta balangada,
e nas curva tumbava um tanto
qui nóis quais rudopiava,
e custava fincá nos acento.
A minha piquitita, a Marlinei,
- ôce num cunhecia a bichinha naum, nememo...
é temporã, foi um pôrco ante do falicido...butuá...
vem cá minina, siachegue,
tom bença da Cumadi...
cumaeuaia dizeno,
a piquitita cumeçô
a viagi la na portrona
da frente e terminô quais lá fundo,
num é memo Marlinei?
Gór nóis dá risada,
mai nóis passô pertada...
Si agarremo tanto uma nas ôtra
qui nóis fico paricendo trôxa de rôpa.
Asveiz eu sortava uns arroto...
é quieu tavo cum as
barriga chêa, pruquê
eu comi uns michido
qui sobrô de onte, he,he, he!!!
e ôtras veiz eu sortava ôtras coisa
que num fica bem
falá aqui, né..he,he,he....
Mai ôcêis sabe o quié né...he,he,he...
Parincia qui nois ia botá
o istam pra fora, Cruiz-credo...Eu memo quais bôtei
foi os intistin pra fora lá na parada
qui o onz fêiz...
Vôrtei mais branca qui leite.
E fiquei a viagi intirinha
tiontinha, tiontinha.
Mai agór tô mió,
GraçaDeus....
Têve hora qui eu
inté preguntei pro chôfé:
Ondqueutô, gente!!
Pra que qui nóis
inventô de fazê essa carrêra?
O chôfe inté me apreguntô,
no meio da viagi,
pruquê viu qui nóis tudo tavo
botando as tripa pra fora:
- Ôcêis qué apiá? Né mio vórtá naum?
Deva tê ficado
cum pena de nóis...
Maiseu e as minina, nóis pensô:
Nóis já tamu aqui, némemo,
prondquieuvô se eu vortá?
Ficá intuiada dendecás
e intupinu de cumida, ingordando
qui nem as porca paridêra?
Mais é dijeitoargum...
Vamu paciá qui é mió...
...e num é qui no finar nóis acertô?
GraçaDeus tá tudo bão...
cheguemo tudo sarvo,
cum as graça di Deus,
NosSinhô-Jisus-Crist...
Vamu apruveitá, né...Maôcês dá licenss quieu vô ali resôrvê uns assunto
Pruquê os institin tá tudo revirado...
Cês num sintiu um xirim naum?

finár...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aguardará o moderador para ser publicado.